segunda-feira, agosto 14, 2006

A resposta

A inspiração provém de diferentes sítios. Ninguém sabe bem como ou porquê, mas há palavras, imagens, recordações que nos ficam gravadas na memória para serem despoletadas em alturas específicas, repetidamente, ideias que ecoam na nossa cabeça até que alguém do outro lado responda. O tempo e esforço empregues na obtenção da resposta são tão pouco importantes como ela própria. De que vale ter uma coisa se não a utilizamos, de que vale sumo de maçã, pêra e manga quando só queremos água del cano?
Às vezes a resposta acaba por nunca surgir, mas enquanto a procuramos vamos aprendendo muitas coisas em que nunca tínhamos pensado que acabam por contribuir para a construção de um pensamento mais estruturado e uniforme. Importa ter em mente o objectivo final, mas sem dúvida que o caminho percorrido, ao variar de uns para outros, altera ligeiramente a maneira de interpretar esse resultado final, pelo que talvez não seja necessariamente bem-vinda, aqui, a eficiência.
Ao forçarmos demasiado algo, corremos o risco de quebrar, mas asseguramos que não nos esquecemos do caminho percorrido até então, podendo retomá-lo futuramente.
Chegando a um ponto em que não conseguimoa avançar mais, tudo à nossa volta começa a tremer e a incapacidade para compreender um assunto específico extrapola e de súbito não compreendemos nada, não sabemos quem somos. Nestes momentos vemos de que somos realmente feitos, quão fortes realmente somos. Quando tudo está bem, está tudo bem, mas quando tudo parece mal cabe-nos a nós provar que as aparências iludem.
Agora que temos a nossa resposta podemos utilizá-la de várias formas, nenhuma necessariamente melhor que a outra, embora algumas sejam mais louváveis.
Interessa porquê e como, pode até interessar quando, mas sem dúvida, interessa quem...
"When you try your best but you don't succeed
when you get what you want, but not what you need
when you feel so tired but you can't sleep,
stuck in reverse.

And tears come streaming down your face
when you lose something you can't replace.
When you love someone but it goes to waste
could it be worse?

Lights will guide you home
and ignite your bones
and I will try to fix you..."
Coldplay
"Fix You"

Sem comentários: