quinta-feira, junho 21, 2007

O Estado da Nação

Estava eu hoje a ver "As Tardes da Júlia" (no comments, ok!) quanto uma senhora aposentada telefona para tentar ganhar os 75.000 euros que estavam em jogo. Com a ajuda do marido, a senhora lá consegue, pela primeira vez na história do programa, conseguir chegar aos 75.000 euros, que seriam seus após a resposta a uma simples pergunta. Com grande histerismo da Júlia Pinheiro e muitas palmas da audiência (havia inclusive senhoras de idade avançada a saltar de alegria!), lá vem a pergunta:

"Quem é a mãe de Miguel de Sousa Tavares?"

Como é para o prémio máximo não há hipóteses, pede-se à senhora resposta directa. Grande nervosismo no estúdio, esta é de caras... mas nem ela nem o marido sabem! Estão ali quase 3 minutos na conversa, a Júlia Pinheiro já tinha dito "foi uma grande poetisa portuguesa, é de estudo obrigatório na escola, casou com um jurista do Porto". Bem, ela só não fazia pinos porque não podia, quando se decide a ajudar ainda de forma mais óbvia os pobres velhotes:

"A senhora tem um nome muito parecido com a rainha de Espanha. Será Laurinda? Será SOFIA?"

Responde do outro lado:

"Sofia Tavares?"

E não é que estava errado???

Mais uma vez, Júlia Pinheiro (agora estendida em cima da mesa, com o ar mais desesperado que conseguia fazer): Então ó Sr. Manél (era o marido da senhora que tinha ligado), o senhor não se pôs logo a procurar nos livros? Não foi à internet?"

Resposta arrebatadora: "Ó menina, a gente não sabe nada disso, eu tenho idade para ser sua avó!"

Ah...

P.S.- Tudo bem que a senhora não tinha que saber as cuscovilhices da família Tavares, muito menos o nome da rainha de Espanha (se bem que eu perceba que, infelizmente, mais rapidamente sabe isso que o nome Sophia de Mello Breyner Andresen), mas agora pergunto eu: Para que raio servia saber os nomes de todas as estações e apeadeiros de todas as linhas e ramais da rede ferroviária nacional, se depois não sabem aquelas coisas que fazem de nós realmente portugueses? Para sossegar o meu pobre espírito apoquentado, vou ter que perguntar isto à minha avó!

3 comentários:

Hugo Silva disse...

Caro blogueiro(a)

O meu nome é Hugo Neves da Silva, mestrando em Ciências da Comunicação, variante, Comunicação, Organização e Novas Tecnologias, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, pólo de Lisboa, e autor do blogue // lisbonlab //, disponível em http://blog.lisbonlab.com/.

No âmbito do Mestrado, estou a elaborar a minha dissertação final sobre blogues e o seu impacto na Web em Portugal, pelo que gostaria de contar com a sua colaboração para a realização deste estudo através do preenchimento do seguinte questionário:
https://www.surveymonkey.com/s.aspx?sm=8ZM5q5shr_2fRzecOkaWuqKw_3d_3d

Este link está associado ao seu blogue, pelo que agradeço que não reencaminhe esta mensagem.

Em caso de alguma dúvida ou sugestão, não hesite em contactar-me para hugo.silva@lisbonlab.com.

Agradeço o preenchimento do questionário até dia 15 Julho, data em que darei por terminada a recolha de dados.

Obrigado pela sua participação.

Hugo Neves da Silva
hugo.silva@lisbonlab.com

JP disse...

A minha avó é o meu orgulho!

"Então, é a Sophia de Mello Breyner! Vá, agora come mais um pastelinho filho..."

Anónimo disse...

LOL