segunda-feira, setembro 18, 2006

"Xiiii, isso aí é uma vida de trabalho!"

“Amigo: alguém que sabe tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo” - Elbert Hubbard

Anda por aí uma fantástica conclusão: ter amigos dá trabalho! Reflecti sobre a temática, a princípio muito reticente mas depois cheguei à conclusão de que é verdade, ter amigos é das coisas que mais trabalho dá! Devíamos mesmo ser considerados super-heróis só por termos amigos!
Ora vejamos: temos de ouvir as suas tragédias, às vezes sem pachorra nenhuma, na maior parte das vezes nem são originais, já ouvimos mil vezes a mesma conversa. Temos de os apoiar sempre, muitas vezes nem acreditamos muito que aquilo vá dar resultado. Temos de nos preocupar constantemente sobre as suas notas, os seus trabalhos, os seus amores e desamores, a sua saúde, o seu estado de espírito, tudo... Temos de dar mil voltas à cabeça para dar prendas no dia de anos que transmitam a sua importância para nós.
Se vamos de férias e não dizemos nada durante alguns dias temos logo fita na primeira conversa! Quantas vezes não tivemos já de fazer os maiores passos de acrobática para conseguir ir a festas ou encontros, que coincidem com testes, exames, ou mesmo com outras festas e encontros?
E depois são os favorezinhos, os jeitinhos, os empréstimos… E as secas que já todos apanhamos a esperar por alguém que depois se esqueceu, que não acordou, que teve um imprevisto e nos deixou à seca sem avisar?
Falta ainda os sapos engolidos em nome da amizade, as desilusões que temos de esquecer, as verdades que calamos só para não nos chatearmos, as perdas de cabeça com determinadas teimosias para nós sem fundamento, o esforço que às vezes temos de fazer para perceber o que causou mal-estar, entender onde é que errámos e tentar emendar.
A ver bem, limpar o pó, dar graxa aos sapatos, andar de transportes públicos, estudar, apanhar a roupa, trabalhar, dobrar a roupa, passar a roupa, ir comprar o pão ou o jornal, ir visitar a tia ou fazes exames dá muito menos trabalho. Pode custar fisicamente, ser um aborrecimento, mas quando se acaba está acabado e podemos ir para o sofá ver a novela.
Mas não é por a casa estar limpa que vou ser apertado nos braços de alguém que com isso só me quer dizer obrigado, nem é o feijão verde descascado que me vai dizer “Gosto de ti”! Não é o motorista do autocarro que me apertará a mão no ombro daquela maneira que me dá a perceber que apenas me agradece por ser seu amigo, por estar ali! E aquele beijinho depois de uma grande noite de converseta?
Ter amigos dá muito trabalho, é verdade, but… who cares?

8 comentários:

Jtcs disse...

Ter amigos não dá trabalho, simplesmente porque retiro prazer de estar e conviver com as pessoas de quem gosto. Se partilham comigo os seus problemas, sinto que sou da sua confiança para o fazerem o que me faz sentir bem, não importando se o fazem frequentemente ou não. Difícil mesmo é pensar que temos um amigo, quando na verdade ele não o é.

Inex disse...

ai que gayzolas joao!...

e para o jota tenho a dizer 2 horas! 2 HORAS!

Jtcs disse...

Inês, se partilhas do mesmo ponto de vista do Jota, pareceu-me que tinhas inteligência suficiente para comentar o texto. Se não tens essa capacidade, talvez devesses não comentar.

Inex disse...

e tu talvez não devesses fazer comentários sobre quem deve ou não comentar porque cada um faz comentários como quer sim?

Anónimo disse...

GOD DAMN! Quase verti uma lágrima... quase mas afinal foi só a irritaçao dos olhos por passar tantas horas a frente do monitor. Ta bonito, gostei principalmente da parte do homem do autocarro... quase mas mesmo quase que dava 1 filme indiano, quando quiserem eu arranjo 1 elenco pa longa metragem, a inex tem lugar cativo! Mas sinceramente, amigos amigos são poucos... 90% das pessoas que conhecemos estão com a "tag" de conhecidos, because quite simply, they don't give a damn e não fazem nada do que aí está escrito. Mas apoio que dá trabalho... mas pa mim até levantar de manhã dá trabalho, mas eu nasci cansado e isso não é pa todos...

Jtcs disse...

Bem, afinal sempre consegues raciocinar e ver que realmente erraste ao apreciar o que eu escrevi logo de início.

Anónimo disse...

Cá para mim quem tem alfinetes pica-se...

Tigas disse...

Bom, bom era não nos escondermos na segurança dos anonimatos e dar a cara pelo que dizemos...
Viva a Dona Silvia!! Afinal de contas, a frase é de sua autoria.