quarta-feira, julho 26, 2006

Filmes, séries, livros e pensamentos

Quando recebemos estímulos exteriores, somos afectados por eles. Alteram as nossas perspectivas, a nossa maneira de encarar as coisas e o nosso grau de receptividade aos mesmos. Assim "crescemos" e nos tornamos quem um dia havemos de ser. Mesmo que fossemos todos submetidos aos mesmos estímulos, seríamos diferentes. Poderíamos então ver até que ponto as nossas características inatas influenciam mais ou menos a nossa maneira de ser e agir.
Ao eliminarmos a capacidade de aprendizagem não nos afastaríamos muito do que temos hoje, mas poderíamos rotular com mais facilidade cada indivíduo. Neste mundo adulterado sentir-nos-íamos instantaneamente atraídos por quem tivesse as características que se encaixassem nas nossas e, pelo meio, sobrariam inúmeros incompatíveis. Sem a capacidade de criar instrumentos que permitam contornar o que não gostamos nos outros, aceitaríamos (ou não) as pessoas como elas verdadeiramente são e ninguém se poderia sentir injustiçado.
Mesmo assim arranjaríamos forma de complicar o que é simples e procuraríamos, como hoje, solução para os problemas batidos e rebatidos em filmes, séries, livros e pensamentos.

5 comentários:

hcg disse...

Acho que nem com toda a aprendizagem "retirada" da pessoa, tu a conseguirias rotular. Não podemos considerar os teimosos, preguiçosos e os chatos em grupos distintos. Há quem seja tudo isso e mais. Nenhum individuo consegue ser rotulado porque é único. É um erro pensar-se que aquele é só mais um tipo... Mas uma coisa é certa: assim tu conseguirias conhecer cada pessoa tal como ela é e gostar dela (ou não) de forma genuína: sem segredos, artimanhas, receios... sem máscaras :-) Virias a pessoa nua e esta não teria vergonha. Mas como convence-la a despir-se se estás vestido?

Tigas disse...

Convenceres alguém a despir-se (emocionalmente) é sem dúvida complicado e só pode ser conseguido com tempo e confiança. Mesmo assim a palavra final cabe sempre ao outro pois é ele quem, em ultima instância, decide despir-se ou não.
Há também aqueles que fazem operações plásticas, pelo que quando se despem, mostram algo artificial, que foi mudado, para que pareçam melhor do que realmente são.

Inex disse...

porque psicologia barata?

Tigas disse...

Porque não psicologia barata?

mc disse...

O preço da psicologia também depende da oferta e da procura?