sexta-feira, dezembro 23, 2005

Um dia vai ser assim...

- Pai, o que é o Natal?
- "O que é o Natal", com assim filho?
- Então, porque é que eu tenho férias na escola, porque é que as ruas se põem bonitas, porque é que os centro comerciais se enfeitam... assim, essas coisas!
- Ah, isso... Então, foi porque o menino Jesus nasceu!
- Mas ele já nasceu há tanto tempo, até já deve ter morrido, porque é que ainda festejamos o aniversário dele? Quando eu fiz os meus cinco anos ninguém enfeitou as ruas!
- Pois... sabes filho, o que importa não é o menino Jesus em si, porque realmente ele até já morreu há muito, muito tempo...
- ... então?
- O que se passa é que esse menino, quando estava vivo, andou a dizer coisas bonitas às pessoas e as pessoas ficaram tão contentes que decidiram que era no aniversário desse menino que iriam fazer um feriado para dizerem coisas bonitas umas às outras! A esse feriado chamamos Natal!
- Ah... mas eu também digo coisas bonitas e ninguém faz feriados!
- Pois... sabes, é que aquele menino, que depois cresceu e se tornou um senhor...
- ... como tu?
- Sim... mais ou menos como eu, mas com menos barriga! Bem, esse senhor depois fez coisas muito importantes e é por isso que é tão importante e por isso festejamos o aniversário dele!
- Que coisas importantes?
- Bem... esse senhor disse coisas que nunca ninguém tinha dito e foi muito corajoso porque dantes não se podiam dizer esse tipo de coisas mas ele disse!
- E que coisas eram essas?
- Esse senhor disse que devemos gostar muito uns dos outros mesmo que nem sempre os outros mereçam que gostemos deles. E o Natal serve para nos lembrarmos disso!
- Mas eu digo muitas vezes à Ana que gosto dela...
- TU O QUÊ?
- Então... tu disseste que o Jesus disse que devemos gostar dos outros e eu gosto da Ana, por isso digo-lhe que gosto dela!
- Mas a Ana é quem?
- É a minha namorada!
- É A TUA O QUÊ?
- Namorada! Querias que fosse o quê?
- Mas tu só tens cinco anos!
- E ela também! E também é só nos intevalos que namoramos!
- Mas tu e ela namoram como?
- Então, nos intervalos eu vou para pé dela e depois farto-me e vou jogar à bola!
- E já... deram algum beijinho?
- OH PAI, EU SÓ TENHO CINCO ANOS!!!
- Bem, fico mais descansado!
- ... Pai?
- Diz.
- Se Jesus foi tão importante, porque é que o Pai Natal me dá prendas e não a ele?
- Porque Jesus era tão bonzinho que decidiu que em vez de lhe darmos prendas devíamos dar uns aos outros, aos que mais gostamos!
- Ah... para dizer que gostamos dessa pessoa!
- Exacto! Vês como és esperto?!
- Pois... Mas então, porque é que temos de nos lembrar que gostamos uns dos outros?
- Porque às vezes esquecemo-nos!
- Ai esquecemos?
- Sim... nunca te apeteceu bater em alguém?
- Sim... mas dessa vez o Filipe estava mesmo a merecer!
- Eu nem quero saber disso!
- Esquece lá então!
- Pai...
- Diz filho!
- Tu algumas vez te esqueceste que gostas de mim?
- Os pais nunca se esquecem que gostam dos filhos! Mesmo que às vezes os ponham de castigo, os pais nunca se esquecem que gostam dos filhos!
- Pai...
- Diz filho!
- Bom Natal!
- ... Bom Natal filho!

Sem comentários: