quinta-feira, julho 07, 2005

Inspiração

Um dia destes gostava de escrever um texto de tal forma brilhante que ficasse para a história. Que fosse lido por alguém importante no mundo da literatura que lhe fizesse críticas belas e fantásticas só para meu bel-prazer e satisfação egocêntrica. Que fosse tão bom que obrigassem as gerações futuras a lê-lo na escola, a analisar, e saber as características do autor, que neste caso seria eu. Que tivessem de fazer perguntas de desenvolvimento sobre mim e o meu texto de tal forma que um dia, um qualquer energúmeno semelhante a mim, talvez um meu descendente afastado dissesse "Foda-se! Quem me dera que este gajo nunca tivesse nascido para eu agora não ter que estar a decorar esta merda!!" Se ainda fosse vivo, ia rir-me com gosto, se já tivesse batido a bota virava-me para a esquerda e suspirava de satisfação, só porque alguém tinha que levar com as merdas que eu tinha feito.
Claro que para conseguir criar tal obra teria de entrar num transe profundo, uma espécie de coma induzido por uma inspiração divina ou terrena, ou talvez uma musa qualquer que anda por aí e eu ainda não conheci.
Gostava de escrever todas as linhas, todas as frases, palavras e letras, com a certeza que sou brilhante, que no fim alguém havia de ler o meu texto e ter em prazer em lê-lo, não porque gostasse de mim, por se sentir identificado com o tema abordado, mas simplesmente porque tava bem escrito pa caralho!!
Claro que nem toda a gente pode ser um Saramago, mas talvez pudessem ser um Gomes e que isso fosse sinal de qualidade e prestígio.
Talvez pudesse assim permanecer eternamente vivo em todos aqueles que lessem as minhas obras, pairando para todo o sempre sobre quem quer que fosse que escrevesse um texto como o derradeiro artista, uma espécie de Nirvana da literatura.
Talvez conseguisse exprimir os meus sentimentos e ideias de tal forma que inspirasse outros a realizar grandes feitos, muito mais significativos que os meus textos.
Talvez conseguisse ainda em vida fazer ver a todos os que me conhecem que afinal até sei fazer qualquer coisa de jeito, que sirvo para alguma coisa.
Talvez enchesse de orgulho todos aqueles que privaram comigo e surtisse sobre eles tal influência que todas as merdinhas que poderia ter feito que os ofendessem, chateassem ou irritassem se tornassem insignificantes e restasse apenas a amizade e afecto mútuo que nos unia...
Seria interessante ser capaz de mudar uma vida apenas com as minhas palavras, que eu tinha com esforço quase inexistente juntado em frases que se tornariam marcos de referência para todos, quiçá provérbios, tipo "Vale sempre a pena quando a alma não é pequena" ou "Amor é fogo que arde sem se ver"...
Como não sei se algum dia isso acontecerá, vou-me contentando em escrever qualquer coisita de vez em quando, por obrigação, prazer ou só para passar o tempo, com a esperança que nas minhas palavras flua algo mais belo e importante que um beliscão e pelo menos tão fofo quanto um beicinho.

3 comentários:

Inex disse...

Epá se continuas com textos assim... (chatos..) assegurote que conseguiras um lugar na literatura...pena que te chamem chato dps.. pk por exemplo o Camões era grande e nao era chato! e o saramago tb nao.. e o fernando pessoa...

Agora.. um padre antonio vieira.. tas la quase Gomes!:P

escreve masé aqueles textos k o pessoal gosta e seras o camoes o saramago ou o pessoa ca do sitio! nem k seja so do meu sitio!

***

hcg disse...

1º Concordo ke se alguém vai ser reconhecido no futuro terá ke ser um Gomes....mai nada
2º Na te preocupes ke conseguirás provocar mts chumbos a português aos múltiplos putos ke te odiarão pela tua elokência (ou uma merda assim)
3º Se fosse eu um dos putos faria com ke tu rebolasses com dores e agonia no teu túmulo, tal komo já faço lá com o outro gajo das não sei das kantas
Fika bem

JP disse...

eloquência ó burro!!!