sábado, maio 13, 2006

A vaca macroeconómica

Rabiscos de uma aula dizem-me que isto de estudar macroeconomia tem muito que se lhe diga, ou não. Na verdade, parece tudo muito simples, porque os modelos que estudamos são na maioria casos específicos da realidade, certo? Certo! Confirmem-me, sff, quantas vezes ouviram dizer:
- Vamos considerar que…
- Partimos do princípio que…
- Imaginemos que…
- Se pensarmos numa economia onde…
- Admitindo que…
- Pressupondo…
Não é assim tão simples! Com tantos pressupostos e restrições não admira que andemos por aí à procura de uma vaca tresmalhada, com 3 manchas do lado direito do focinho para quem olha de poente, com chifres ligeiramente inclinados formando um ângulo de 30 graus, rabo de 60 cm e que por a caso até cocheia da pata traseira esquerda. Este animal existe, mas a sua existência será assim tão importante que valha a pena o seu estudo mais profundo?

PS – surgiu vaca porque não me ocorreu mais nenhum outro animal, não tenho qualquer divergência com a espécie bovina.

4 comentários:

a_mais_linda disse...

tá lindo!!! avaca macroeconomica é um espéctaculo!!!
as mias fazem anos...visitem o blog e habilitem s a um fantastico premio!!

JP disse...

Percebo-te perfeitamente! Só que eu ainda não resolvi pegar a vaca pelos cornos!!!

Fixe disse...

"Expande ou contrai?"

"Ex...trai"

Expande, exactamente.

Tigas disse...

Um momento perdido num canto recôndito da minha memória emerge... Espreito pela frincha de uma porta apenas para encontrar um sr. estrangeiro que graceja alegremente em inglês para uma plateia de destaque. Apesar de não as ver, sei que estão lá imensas figuras de renome da vida gestionária e se estão com tanto interesse, alguma coisa de jeito o sr. deve saber. Buscam incessantemente na projecção por uma vaca! O sr. diz que está lá uma vaca apesar de eu (e pelas reacções, suponho que a maioria da plateia) apenas verem um mapa. O sr. jura a pés juntos que "There is a cow, but when you first look at the picture you don't see it.".
Continuo a dizer que aquilo era só um mapa, mas se o sr. diz...
Será que tu, mesmo sem dares por isso, encontraste a tal vaca?